quarta-feira, 23 de setembro de 2020

RUTH ROCHA

 


Ruth Rocha, uma importante escritora brasileira, nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931. Formou-se em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. 

Adolescente, Ruth descobriu a Biblioteca Circulante no centro da cidade Foi um deslumbramento. Seus autores preferidos eram Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Machado de Assis e Guimarães Rosa. Lembra que, aos 13 anos, escreveu um trabalho sobre A cidade e as serras, de Eça de Queirós, que ajudou a acentuar, e muito, sua paixão pelo universo ficcional.

Em 1967 passou a escrever sobre educação para a revista Cláudia que é voltada para o público feminino. Recebeu o convite para trabalhar para a revista Recreio, onde publicou uma série de histórias infantis. Em 1973 passou a coordenar o departamento de publicações infanto-juvenil da Editora Abril.



Em 1976 publicou seu primeiro livro, “Palavras, Muitas Palavras”, com imagens de Raul Fernandes, para mostrar as crianças que aprender a ler pode ser uma diversão. Seu segundo livro, “Marcelo, Marmelo, Martelo” (1976) foi traduzido para vários idiomas e se tornou um Best-seller.

Depois vieram Marcelo, Marmelo, Martelo — seu best-seller e um dos maiores sucessos editoriais do país, com mais de setenta edições e vinte milhões de exemplares vendidos —, O reizinho mandão — incluído na “Lista de Honra” do prêmio internacional Hans Christian Anderson —, Nicolau tinha uma idéiaDois idiotas sentados cada qual no seu barril e Uma história de rabos presos, entre muitos outros.

Em mais de cinquenta anos dedicados à literatura, a escritora tem mais duzentos títulos publicados e já foi traduzida para vinte e cinco idiomas. Também assina a tradução de uma centena de títulos infanto-juvenis, adaptou a Ilíada e a Odisseia, de Homero, e é co-autora de livros didáticos, como Pessoinhas, parceria com Anna Flora, e da coleção O Homem e a Comunicação, parceria com Otávio Roth.

Recebeu prêmios da Academia Brasileira de Letras, da Associação Paulista dos Críticos de Arte, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além do prêmio Santista, da Fundação Bunge, o prêmio de Cultura da Fundação Conrad Wessel, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural e oito prêmios Jabuti, da Câmera Brasileira de Letras.



Principais Obras:

Palavras, Muitas palavras

O rato do campo e o rato da cidade

Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias

O reizinho mandão

A cinderela das bonecas

Tenho medo mas dou um jeito!

O que é, o que é?

De repente dá certo

Pra que serve

Um cantinho só pra mim


Nesta semana, estaremos publicando um Audiobook de Ruth Rocha por dia, em nosso canal do youtube!


Vá lá visitar e prestigiar essa grande escritora que tanta história fez em nosso país!


Clique no link abaixo e ouça suas belas histórias!




Tchauzinho e até a próxima história!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

DICA DE LIVRO

  DICA DE LIVROS A IRMÃ MAIS DE MEIO MILHÃO DE EXEMPLARES VENDIDOS! Será que se pode mesmo conhecer uma pessoa? Conhecer por completo? Grace...